domingo, 9 de outubro de 2011

                                  Eliana Martins - Naif


                                                  Artista Plastica

                                                     A Arte Naif
A criação artística acompanha o homem desde sua origem, e está presente em qualquer época e lugar. A arte passou a ser classificada por culturas, estilos, técnicas e linguagens.
A palavra Naif é estranha para o brasileiro. Qual sua origem? Ela vem da França e significa ingênuo, espontâneo, natural. Pintura feita sem as regras que aprendemos nas academias e escolas de arte. O artista Naif prefere os temas comuns, paisagens de sua terra, festas religiosas ou populares, lendas, mitos e notícias de jornais. Os significados são transmitidos não por palavras, mas por cores vibrantes, traços, pontos e texturas.
Ultimamente a Arte Naif invade, também, outros temas comuns do nosso dia a dia. O artista Naif não se preocupa em preservar as proporções naturais nem os dados anatômicos corretos das figuras que representa.
Características gerais:
  • Composição plana, bidimensional, tende à simetria e a linha é sempre figurativa;
  • Não existe perspectiva geométrica linear;
  • Pinceladas contidas com muitas cores.
Criada no século 19, por Henri Rousseau que, apesar de estivador, era conhecedor de arte e próximo de nomes já conhecidos neste ofício. Em 1908, Pablo Picasso enalteceu as obras de Rousseau. Delaunay e Kandinsk colecionaram quadros deste grande pintor Naïf.


Eliana Martins

Pinturando....
Por instantes, coloco na tela figuras sem vida
que povoam minha mente em branco e preto.
Coloridas, rápido efeito
se soltam, dançam, se mostram inteiras.